domingo, 21 de novembro de 2010

Demonio Piada e Guerra

"Rock it in the daytime,
Rock it in the night" (Eddy Grant)

Seria muito cansativo explicar como cheguei até esse video e como ele me influenciou em encontrar uma das possiveis explicações para algo que está passando por mim agora. Mas, tenho de compratilha-lo (o video) assim como, ainda que de forma resumida, a idéia de interpretação desse.

por meu ponto de vista, os soldados desse video, tratam a guerra como a piada que ela de fato me parece. Eles traduzem aqui em essência, a tensão do dia dia num campo de batalha (até mesmo pelo nome da musica escolhida como tema); da morte; da fome (em sua forma mais crueu, que é a fome nas crianças); do esforço físico, do desespero, da calma, da incerteza (na vida, de morte); da insegurança; da saudade de uma vida livre....


Não há ex-combatentes. Uma vez na guerra sempre nela, ainda que a guerra em sua forma física (baseada em átomos, em matéria ponderável)tenha acabado.
Quando na guerra se conhece a sua verdadeira face, essa torna-se motivo de riso; de desprezo (Victor Frankl que o diga). Ver essa face é privilégio de combatentes vivos ; tenham eles pegos em armas de fogo (ou outros tipos) ou não.

O demonio, em sua essencia, representa a maldade. Quando se conhece a verdadeira face dessa maldade, o demônio deixa de ser mau com aquele que o reconheceu, pois não há sentido em praticar a maldade com quem não a reconhece como tal.

Manassés
21/11/2010

Nenhum comentário: